Seroma é o acúmulo de líquido que ocorre no tecido subcutâneo (por baixo da pele) e se forma devido ao extravasamento de plasma sanguíneo ou linfa (fluido dos vasos linfáticos), que pode surgir nas primeiras semanas de pós-operatório.
A formação do seroma pode ocorrer em qualquer cirurgia, contudo, ele é mais frequente em cirurgias que envolvem grande descolamento de tecidos. No caso da cirurgia plástica, ocorre principalmente nas abdominoplastias. É muito comum surgir alguns dias após a retirada do dreno e também pode surgir tardiamente (após esforço indevido).
O seroma se apresenta por abaulamento e flutuação local, sensação de líquido se descolando na área da cirurgia e, às vezes, extravasamento de líquido esbranquiçado através da cicatriz. O líquido também pode assumir uma coloração avermelhada se estiver misturado com sangue, enquanto que seromas crônicos podem apresentar um tom mais achocolatado.
O tratamento é feito utilizando punção com agulha, para retirada do líquido, e depois é feito a injeção do gás ozônio (altamente anti-inflamatório), e aplicação do Tape, reduzindo assim, o espaço morto provocado pela presença do seroma, juntamente com uso de espuma e cinta, além de orientações quanto à postura, esforço e repouso.
Sou fisioterapeuta formada há 18 anos. No trabalho sou focada, determinada, dedicada, sempre em constante movimento em busca de aprendizado. Minha maior paixão é tratar feridas e ministrar cursos!
Recentemente descobri que minha linguagem do amor é o toque e, imediatamente, pensei que não poderia estar na profissão mais certa.
Que eu possa através das minhas mãos recuperar a sua autoestima e levar cura para o corpo, a alma e o espírito!
Veja o que dizem sobre meu trabalho
Dúvidas sobre cursos, procedimentos e para agendamento de consultas, basta tocar no botão abaixo!