Também chamadas de úlcera de pressão ou mesmo de úlceras de decúbito, as escaras são lesões e feridas na pele que surgem como consequência de uma grande pressão aplicada na pele.
É o caso, por exemplo, de pessoas que ficam muito tempo acamadas ou mesmo na mesma posição por longos períodos de tempo e sem que haja movimentação adequada.
Como elas geralmente surgem em pessoas que já têm mobilidade reduzida ou mesmo alguma condição preexistente, o tratamento das escaras pode ser bastante difícil e prolongado.
Existem diferentes graus de escara, que vão desde uma lesão superficial na pele a até mesmo uma necrose ou uma ulceração, que acontece quando a ferida é tão profunda que chega a expor os ossos.
A fisioterapia especializada em reparo tecidual tem papel fundamental no tratamento da escara. O acompanhamento fisioterapêutico envolve curativos semanais e a utilização de recursos fisioterapêuticos como led e ozônioterapia, além de orientações domiciliares, que vão promover a aceleração do reparo tecidual. O tempo de tratamento vai depender do comprometimento do paciente com os curativos e orientações.
Sou fisioterapeuta formada há 18 anos. No trabalho sou focada, determinada, dedicada, sempre em constante movimento em busca de aprendizado. Minha maior paixão é tratar feridas e ministrar cursos!
Recentemente descobri que minha linguagem do amor é o toque e, imediatamente, pensei que não poderia estar na profissão mais certa.
Que eu possa através das minhas mãos recuperar a sua autoestima e levar cura para o corpo, a alma e o espírito!
Veja o que dizem sobre meu trabalho
Dúvidas sobre cursos, procedimentos e para agendamento de consultas, basta tocar no botão abaixo!