O termo ectrópio se origina do grego e significa “girar para fora” (ek= fora e trope = girar).
Ocorre devido uma retração da pálpebra na fase de cicatrização, decorrente de uma blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), levando a uma eversão da margem da pálpebra, mais frequentemente observada no pós operatório da blefaroplastia inferior.
Essa eversão causa afastamento da pálpebra do globo ocular levando a exposição da conjuntiva e da córnea.
Como consequência destes processo pode ocorrer, irritação ocular, ardência, sensação de corpo estranho, secreção, dor e lacrimejamento.
O tratamento fisioterapêutico é indicado e inclui mobilização cicatricial, remodelamento tecidual e aplicação do taping, promovendo relaxamento e liberação tecidual, levando ao reposicionamento palpebral.
É necessário avaliação prévia para que seja avaliado o grau de retração, pois, em casos mais graves o tratamento é realizado através de enxerto de pele.
Sou fisioterapeuta formada há 18 anos. No trabalho sou focada, determinada, dedicada, sempre em constante movimento em busca de aprendizado. Minha maior paixão é tratar feridas e ministrar cursos!
Recentemente descobri que minha linguagem do amor é o toque e, imediatamente, pensei que não poderia estar na profissão mais certa.
Que eu possa através das minhas mãos recuperar a sua autoestima e levar cura para o corpo, a alma e o espírito!
Veja o que dizem sobre meu trabalho
Dúvidas sobre cursos, procedimentos e para agendamento de consultas, basta tocar no botão abaixo!