A deiscência é caracterizada pela abertura dos pontos cirúrgicos ou da cicatriz durante o período pós operatório, podendo ser de pequena, média ou grande extensão e normalmente vem acompanhada de secreção líquida sanguinolenta.
O risco de deiscência é maior nas 2 primeiras semanas após a cirurgia, já que o processo de cicatrização ainda se encontra em fase inicial.
A deiscência pode acontecer, por diversos motivos como, idade, tabagismo e não respeitar as orientações do pós operatório, mas o principal é o aumento da pressão ou tensão sobre o local causado pelo edema.
As deiscências são muito comuns nas cirurgias de mastopexias e nas abdominoplastias, mas podem ocorrem em qualquer cicatriz cirúrgica.
O tratamento para este tipo de lesão requer sessões de fisioterapia para diminuir o edema e, consequentemente, aliviar a tensão nos tecidos, bem como curativos semanais além da utilização de laser e led para acelerar o reparo tecidual, que dependendo da extensão da deiscência, pode levar em torno de um mês ou mais para fechar.
Por isso, é importante iniciar o quanto antes as sessões de fisioterapia pós-operatória, principalmente nas mastopexias para que o edema seja absorvido mais rápido ,reduzindo a tensão sobre a cicatriz e consequentemente a possibilidade de formação de deiscências.
Sou fisioterapeuta formada há 18 anos. No trabalho sou focada, determinada, dedicada, sempre em constante movimento em busca de aprendizado. Minha maior paixão é tratar feridas e ministrar cursos!
Recentemente descobri que minha linguagem do amor é o toque e, imediatamente, pensei que não poderia estar na profissão mais certa.
Que eu possa através das minhas mãos recuperar a sua autoestima e levar cura para o corpo, a alma e o espírito!
Veja o que dizem sobre meu trabalho
Dúvidas sobre cursos, procedimentos e para agendamento de consultas, basta tocar no botão abaixo!