O momento mais aguardado desde a tomada de decisão de realizar uma cirurgia plástica é, sem dúvida, a visualização do resultado final. Ele é o responsável pelas melhorias na saúde, no bem-estar e na autoestima após o procedimento. Porém, até que o paciente atinja o seu objetivo, há uma série de cuidados que são essenciais para chegar lá, envolvendo o pré e o pós-operatório.
Cuidados indevidos podem prejudicar o processo de cicatrização, acarretando, por exemplo, cicatrizes disformes e com marcas, coloração alterada e textura no tecido recém-formado, sendo mais comuns as cicatrizes hipertróficas e os queloides, que são protuberâncias na pele.
Neste post, você ficará por dentro de todos os cuidados com a cicatriz após uma cirurgia plástica. Confira 4 dicas que o Dr. Charles Berres separou!
1. Evite fazer esforço físico
Uma recuperação rápida e eficiente exige repouso, sobretudo nos primeiros dias após o procedimento. Por isso, é importante respeitar o tempo de descanso indicado pelo médico.
Ou seja, nada de esforço físico! Isso pode afetar a recuperação plena e ocasionar a ruptura dos pontos, prejudicando a formação do novo tecido e expondo ainda mais a cicatriz a infecções, ao inchaço e à dor, o que prolonga o processo de cicatrização.
2. Fuja do sol
A pele fica muito sensível após o procedimento estético. Por isso, é importante redobrar os cuidados com os raios solares. O uso d e protetor é indispensável. No caso da cicatriz, é recomendado que a região seja totalmente protegida da radiação solar, pois isso pode comprometer o seu aspecto, alterando o tom da pele ao redor. Tenha muito cuidado!
3. Abandone os maus hábitos
Que tal aproveitar a recuperação de uma cirurgia para melhorar os seus hábitos? O consumo de álcool, o tabagismo e a má alimentação são vilões para uma boa recuperação e cicatrização.
Esses são hábitos que provocam reações negativas no nosso organismo, dificultando o desenvolvimento da imunidade e da regeneração do corpo. O cigarro, por exemplo, reduz os níveis de antioxidantes, o que afeta significativamente o processo de cicatrização.
Cuide-se mais e cultive bons hábitos! Para uma boa cicatrização, uma excelente opção são os alimentos com vitamina C, como a laranja, o abacaxi, a goiaba, o limão, o brócolis a couve, entre muitos outros.
4. Higienize a cicatriz com produtos adequados
Uma higienização cuidadosa também trará ótimos resultados para a cicatrização. É importante lavar o local com os produtos indicados ao menos 2 vezes por dia ou conforme a recomendação do médico-cirurgião.
Normalmente, apenas sabão antisséptico e água corrente são prescritos para limpar a região. Após a lavagem, é importante secar bem a ferida, evitando, assim, a ocorrência de infecção.
Os cuidados com a cicatrização variam de acordo com cada cirurgia plástica, mas há condutas básicas que certamente farão a diferença na renovação celular da sua cicatriz, ajudando você a conquistar o resultado desejado.
Esteja atenta a possíveis alterações na cicatriz. Em caso de vermelhidão, febre ou líquidos expelidos do corte, consulte o seu médico-cirurgião.