O acompanhamento do fisioterapeuta pode ajudar no tratamento de feridas tanto pela aplicação de tratamentos que aceleram a cicatrização quanto pela realização de exercícios focados no aumento da amplitude de movimento do membro afetado.
No caso de úlceras vasculares, por exemplo, o fisioterapeuta pode auxiliar com exercícios que melhoram o fluxo sanguíneo e a marcha (movimento de caminhar). Em pacientes diabéticos, esse profissional pode auxiliar na prescrição de calçados e palmilhas adequados para evitar o surgimento de lesões.
O fisioterapeuta auxilia, ainda, orientando sobre adaptações na rotina e ajustes necessários no ambiente domiciliar, o que melhora significativamente a qualidade de vida do paciente.
Os tratamentos fisioterapêuticos mais comuns são:
A aplicação de laser, por exemplo, ajuda na regeneração do tecido e, ainda, tem efeito analgésico e anti-inflamatório.
Já a luz infravermelha favorece a cicatrização dos tecidos de forma ordenada, evitando a formação de fibrose e colaborando para uma cicatriz mais amena.
Após a cicatrização, pode acontecer de o paciente ficar com dificuldades de movimentação, impedindo, inclusive, a função orgânica do membro em questão. Nesses casos, o acompanhamento do fisioterapeuta ajuda a retomar a movimentação da área afetada de maneira que as sequelas não afetem a execução das atividades diárias.
Para isso, existem técnicas que amenizam cicatrizes com foco em devolver a função motora do membro.
Sou fisioterapeuta formada há 18 anos. No trabalho sou focada, determinada, dedicada, sempre em constante movimento em busca de aprendizado. Minha maior paixão é tratar feridas e ministrar cursos!
Recentemente descobri que minha linguagem do amor é o toque e, imediatamente, pensei que não poderia estar na profissão mais certa.
Que eu possa através das minhas mãos recuperar a sua autoestima e levar cura para o corpo, a alma e o espírito!
Veja o que dizem sobre meu trabalho
Dúvidas sobre cursos, procedimentos e para agendamento de consultas, basta tocar no botão abaixo!