O Processo de Reparo tecidual inicia-se dentro de 24 horas após a lesão, pela migração de fibroblastos e indução da proliferação dessas células e células endoteliais. Após 3 a 5 dias, um tipo especializado de tecido, o tecido de granulação, característico do processo cicatricial, é encontrado no local da lesão.
Histologicamente, é possível observar, nesse tecido, proliferação de fibroblastos e capilares neoformados, na matriz extracelular frouxa. Portanto, o tecido de granulação acumula gradativamente matriz de tecido conjuntivo, resultando, por fim, na formação de uma cicatriz, que, com o passar do tempo, pode ser remodelada.
Quando um desses processos não ocorre da forma esperada ocorre um sofrimento do tecido, levando a deiscências (afastamento das bordas de uma cicatriz) e até possíveis necroses (morte tecidual). Essa intercorrência pode acontecer em qualquer cicatriz cirúrgica.
A Fisioterapia tem um papel importante na atuação do Reparo Tecidual, acelerando o processo de cicatrização, muitas vezes evitando um dano maior.
Esse processo inclui:
O Tempo de tratamento irá depender da extensão da lesão, da profundidade e se há existência ou não de necrose (morte tecidual) e do comprometimento do paciente com o tratamento.
Sou fisioterapeuta formada há 18 anos. No trabalho sou focada, determinada, dedicada, sempre em constante movimento em busca de aprendizado. Minha maior paixão é tratar feridas e ministrar cursos!
Recentemente descobri que minha linguagem do amor é o toque e, imediatamente, pensei que não poderia estar na profissão mais certa.
Que eu possa através das minhas mãos recuperar a sua autoestima e levar cura para o corpo, a alma e o espírito!
Veja o que dizem sobre meu trabalho
Dúvidas sobre cursos, procedimentos e para agendamento de consultas, basta tocar no botão abaixo!